Pará, tem a terceira pior, cobertura de vacinação, do país

O Ministério da Saúde adverte: o Pará é o estado que tem a terceira pior cobertura de vacinação contra poliomielite e sarampo em todo o país. A advertência chega após o ministério constatar que apenas 41% das crianças que moram no estado foram imunizadas desde que começou a Campanha Nacional de Vacinação contra essas doenças. A campanha termina do dia 31 de agosto.

O ministério decidiu intensificar a campanha ao constatar a redução nos índices de cobertura de vacinação em todo o Brasil. No Pará, a queda da cobertura contra a poliomielite caiu de 101,54% em 2011 para 66,21% em 2017. Já a queda na imunização contra o sarampo foi de 109,25% em 2011 para 69,90%, em 2017.

Para o deputado federal José Priante (MDB-PA), a forte queda nos índices de cobertura no Pará refletiria o descaso do atual governo paraense com a saúde pública do estado. “O governo estadual não investe em saúde nem incentiva a população a participar de uma campanha tão importante como essa contra o sarampo e a poliomielite”, criticou Priante.

O parlamentar ressaltou que apesar do descaso do atual governo, ele tem destinado recursos para melhorar o atendimento nas unidades de saúde de diversos municípios em todas as regiões do Pará. “Com saúde não se brinca”, enfatizou Priante. “Por isso, destinei mais de 170 milhões de reais para que as prefeituras tenham melhores condições de atender as pessoas que procuram a rede pública”.

Os recursos conseguidos por Priante, segundo dados disponibilizados pelo portal do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv), foram destinados para as seguintes atividades:

  • Construção, ampliação,reforma e manutenção de hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS),
  • Compra de ambulâncias, equipamentos, materiais e medicamentos;
  • Implantação de redes de abastecimento de água;
  • Construção de Estações de Coleta e Tratamento de Esgoto; e
  • Aquisição de gabinetes odontológicos.

Cadastre-se  aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu