
Dom Irineu Roman é nomeado arcebispo de Santarém
O Papa Francisco criou nesta quarta-feira (6) a Província Eclesiástica de Santarém, no Pará, elevando a Diocese daquele município à categoria de Arquidiocese. Ao mesmo tempo, o papa nomeou como primeiro arcebispo de Santarém Dom Irineu Romam, que era bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.
O papa decidiu ainda integrar à Arquidiocese de Santarém a Prelazia de Itaituba, que tem como bispo Dom Frei Wilmar Santin. Além disso, criou a nova Prelazia do Alto Xingu-Tucumã, com sede em Tucumã e a ser instalada no dia 9 de fevereiro de 2020. Seu primeiro bispo prelado, Frei Jesús María López Mauleón, será ordenado bispo no dia 29 de dezembro, em Fortaleza (CE).
Com essas mudanças feitas pelo Vaticano, o Pará se torna o primeiro estado da Região Norte com duas arquidioceses, sendo que Belém passará a contar com oito Dioceses e duas Prelazias. Já Santarém passa a ter duas Dioceses e uma prelazia.O deputado federal José Priante encaminhou ao Arcebispado de Belém mensagem de congratulações a Dom Irineu e de parabéns pelas mudanças adotadas pelo Vaticano, “que são de grande importância para o fortalecimento da presença da Igreja Católica no Pará”.
POSSE DO ARCEBISPO
A posse de Dom Irineu como Arcebispo de Santarém acontecerá às 9 horas do dia 2 de fevereiro de 2020 na Igreja São Francisco de Assis, no bairro Caranazal. A celebração contará com a presença do Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’Aniello, de bispos do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de outros regionais. “É meu lema episcopal: ‘vim para servir’. Será uma experiência nova. Vou em paz e com muita alegria”, declarou DomIrineu.
DOM IRINEU
O primeiro arcebispo de Santarém tem 61 anos, nasceu em Vista Alegre do Prata (RS), foi seminarista da Congregação dos Josefinos de Murialdo e se formou em Filosofia na Faculdade de Filosofia da Imaculada Conceição de Viamão e na Universidade de Caxias do Sul. Dom Irineu estudou Teologia no Instituto Teológico do Norte do Paraná, em Londrina, e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Durante o ministério presbiteral, ele ocupou os seguintes cargos:
- Diretor do Seminário dos Josefinos de Murialdo (Fazenda Souza), em Caxias do Sul(1990-1991).
- Diretor do Seminário dos Josefinos de Murialdo (Ana Rech), em Caxias do Sul (1992-1994).
- Vigário paroquial da paróquia Santa Rita de Cássia, em Planaltina, Arquidiocese de Brasília(1995-1998).
- Diretor do seminário para vocações tardias (1996).
- Diretor e tesoureiro da comunidade religiosa dos Josefinos, em Planaltina (1996-1998).
- Pároco de Santa Edwiges, Arquidiocese de Belém do Pará (1999).
- Vigário Episcopal da Região de São João Batista, Arquidiocese de Belém do Pará.