O Ministério da Saúde abre nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe provocada pelo vírus influenza. O dia “D” da campanha será em 12 de maio, quando acontece a grande mobilização para vacinação em massa. A campanha termina no dia 1º de junho. Até lá, o Ministério espera vacinar 1,4 milhão de pessoas em todo o território brasileiro.
A vacina protege contra os efeitos da gripe influenza, que provoca febre alta, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço, podendo resultar em pneumonia e até em morte. A vacina é a melhor maneira de evitar a gripe e suas complicações.
O público-alvo da campanha é a população idosa, crianças de seis meses a quatro anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres em período de pós-parto e portadores de doenças crônicas. Nos dois últimos casos, os pacientes devem apresentar comprovação médica.
Também devem se vacinar professores das redes pública e privada, população carcerária e funcionários de instituição prisional, bem como adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam cumprindo medidas socioeducativas.
Assim como em outros estados, no Pará a vacina estará disponível a partir do dia 23 de abril nas Unidades de Atenção Básica, como clínicas da família e centros municipais de saúde, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.