Cacau do Pará e da Bahia estarão no Salão do Chocolate, em Paris, considerado o maior evento do mundo, no setor. A edição 2019, com início nesta quarta-feira, 30, segue até o próximo domingo, 03. O Salão comemora, neste ano, sua 25ª edição.

As duas representações brasileiras concorrem ao Prêmio Internacional Cacau de Excelência. Ao todo, são 50 finalistas à decisão sobre as melhores amêndoas do mundo. A premiação é disputada pelos países produtores de cacau.

Reconhecimento

Segundo os idealizadores do evento, originalmente denominado Salon du Chocolat, objetivo é destacar nações produtoras de cacau de alta qualidade. Nesse sentido, o Salão prestigia a diversidade de sabores de diferentes origens.

Para que a intenção seja alcançada, a diversidade genética é valorizada. Com isso, os organizadores do evento fortalecem a preservação resultante dessa diversidade. O resultado é o reconhecimento da cadeia produtiva do cacau, no mundo.

Seleção

A seleção das amostras, no Brasil, foi feita pelo Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). O órgão é vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Mas, há parceria, ainda, com o Centro de Inovação do Cacau.

Conforme relatam os responsáveis pela seleção, havia, incialmente, oito amostras dos maiores produtores de cacau do país. Elas eram cinco da Bahia, duas do Pará e uma do Espírito Santo. Todavia, somente em Paris foram escolhidas as duas finalistas brasileiras.

Entre as melhores

Dessa forma, as duas finalistas brasileiras já se encontram entre as 50 melhores do mundo. Com o realce, estarão expostas a cerca de 500 participantes especialistas e amantes do chocolate. de todas as partes do planeta.

Evento

Em meio ao espaço do evento, enormes estruturas artísticas, construídas à base de chocolate, decoram os mais de 20.000 metros de espaço. Há, inclusive, desfiles de moda com roupas confeccionadas com chocolate.

O espetáculo é acompanhado, ao vivo, nas redes, por chocólatras de todo o mundo. Um show anual de deixar qualquer um de água na boca. Com as honrosas presenças do Pará e da Bahia, representando o Brasil, portanto.

Cadastre-se  aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu