A Pedreira, um dos bairros mais populosos de Belém (PA), recebe neste sábado (7) o projeto “Circuito de Cinema Afro-Brasileiro”, viabilizado com recursos destinados ao Ministério da Cultura pelo deputado federal José Priante (MDB-PA).

A sessão, gratuita, começa às 19 horas na Praça do Jaú, com a exibição do premiado longa-metragem “Besouro”, dirigido pelo cineasta João Daniel Tikhomiroff e que tem como ator principal Ailton Carmo. A sessão será aberta com a exibição de seis vídeos da série “Sampleados”, produzida para a internet e que reúne sucessos da música brega paraense.

O objetivo do projeto é promover sessões gratuitas de cinema ao ar livre em comunidades carentes de espaços e atividades culturais, exibindo para os moradores o melhor da produção cinematográfica nacional realizada por diretores brasileiros descendentes de africanos. O circuito itinerante também promove produções locais, como é o caso da série “Sampleados”.

BAIRROS ATENDIDOS

O projeto começou a ser realizado em outubro na vila de Icoaraci. Depois passou pelo município de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém. De volta à capital, passou pelo Outeiro e pelo Telégrafo, sendo bastante prestigiado pelo público das comunidades atendidas.

Segundo Priante, o projeto é uma forma de levar cultura, diversão e arte para comunidades que não dispõem de recursos para ter acesso a esses bens imateriais e que também não são atendidas com espaços apropriados para atividades artísticas. “Estamos preenchendo essa lacuna cultural ao assegurar, por meio desse projeto, um direito fundamental que é o acesso à cultura”, declarou Priante.

Cadastre-se  aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu