Em busca de soluções para os problemas sociais, ambientais e de gestão vividos nos grandes centros urbanos, o centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara, presidido pelo deputado federal José Priante (MDB-PA),  realiza nesta terça-feira (9), das 9 às 18 horas, no auditório Nereu Ramos o Seminário Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis.

O seminário será composto por quatro painéis de debates interativos. Às 9h30 o tema “Uso de tecnologias inteligentes e sensitivas” terá como palestrantes Débora Albu, coordernadora de Programa do Intsirtuto de Tecbnologia & Sopciedade do Rio de Janeiro (ITS_RJ);Rubens Delgado, presidente da Associação para Promoção do Software Brasileiro (Softex); e Michele Oliveiras Araújo, secretário de Desenvolvimento e Inovação de Juazeiro (CE).

Às 11h15, o tema “Sociedade inovadora e altamente qualificada” será abordada pelos palestrantes  Gustavo Henrique Moraes, diretor de Estudos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); Camila Akemi Karino, diretora Pedagógica do Geekie; e Maria Augusta Orofino, consultora na Área de Capacitação e Inovação e professora da ESPM, FGV, HSM, Sustentare e SENAC.

O terceiro paniel “Governança mediada por tecnologia e participação cidadã” contará com os seguintes palestrantes: Beatriz Barreto Brasileiro Lanza, professora, consultora e pesquisadora iInternacional em Cidades Inteligentes e Governo Digita; Luis Felipe Salin Monteiro, secretário de Governo Digital, do Ministério da Economia; Rafael Albuquerque da Silva, diretor da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia de Informação do TCU; e Patrícia de Sá Freire, professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“Sustentabilidade ambiental, econômica e financeira” será o último painel do seminário. Começa a ser ser debatidio às 16h15 pelos palestrantes Adriana Brandt, gestora do Projeto Tripartitie Itaipu e gerente do Lab CiTs da Fundação do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI); Janaina Macke, professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS); e Alex Abiko, professor da Escola Politécnica da USP e Coordenador do Comitê Temático Urbano do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e ABNT.

Cadastre-se  aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu