Priante é o novo presidente do centro de estudo e debates estratégicos

O deputado federal José Priante (MDB-PA)aceitou o convite do presidente Rodrigo Maia para assumir pelos próximos dois anos a presidência do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes).O órgão, vinculado diretamente à presidência da Câmara, é o responsável por promover análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país.

O Cedes é formado por um colegiado de 23 parlamentares, quetêm a atribuição de conduzir estudos estratégicos para o Brasil, com o apoio da consultoria legislativa. Como resultado desses estudos, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica de interesse público.

O Cedes já produziu estudos sobre temas que contribuíram para formular políticas públicas, como biodiesel, dívida pública, capacitação tecnológicada População, TVDigital, universalização da banda larga, Pré-Sal, Política Espacial Brasileira, Marco Legal parao Setor Mineral,energias renováveis, assistência tecnológica àsmicrosepequenas empresas, revisão de patentes ecrise hídrica entre outros. Alguns desses estudos resultados em projetos transformados em leis.

Priante assume o cargo disposto a promover novos estudos voltados para enfrentar os grandes desafios socioeconômicos das regiões brasileiras. E antecipou qual será o primeiro tema a ser pesquisado na sua gestão. “Como primeirapauta faremos um estudosobre o custo da tarifa de energia elétrica nos diversos estados brasileiros. Vamos tratar das disparidades, que colocam a tarifa do Pará como a mais cara do país, mesmo sendo o estado o maior produtor de energia do país”, destacou.

O parlamentar paraense está no sexto mandato de deputado federal. Tem vasta experiência em cargos no Legislativo. Entre as funções que já exerceu, destacam-se a presidência das comissões da Amazônia, de Economia e de Segurança Pública, além de ter sido relator da Comissão de Orçamento e das mudanças à Lei Kandir.

Cadastre-se  aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu