Mercado Municipal em placas foi entregue no dia 27/4
Mercado Municipal em placas foi entregue no dia 27/4

Após 12 anos de abandono, finalmente será inaugurado neste sábado (27) o tão esperado Mercado Municipal de Placas (PA), obra que deve contribuir para dinamizar a produção rural e a economia do município e da região da Transamazônica.

Até 2017, quando a prefeita Raquel Brandão assumiu a Prefeitura de Placas, o mercado nada mais era que um esqueleto arquitetônico abandonado no centro da cidade.

Em 12 anos, gestores do município chegaram a erguer parte da estrutura do prédio, mas nenhum conseguiu cumprir a promessa de concluir o mercado.

Insatisfeita com o “monstrengo a céu aberto no coração de Placas”, a prefeita decidiu enfrentar o desafio de retomar as obras e concluir o mercado. Nessa missão, Raquelcontou com dois parceiros: o deputado estadual Heraldo Pimenta e o deputado federal José Priante, ambos do MDB.

Priante destinou verba para o Mercado Municipal de placasPara viabilizar o projeto, Priante destinou às obras do mercado emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil, através da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

“Pelo tempo de abandono da obra e pela importância do mercado para o município e região, eu não poderia deixar de atender a esse pleito dos moradores e da prefeita”, ressaltou Priante.

Com a liberação dos recursos, a prefeita se empenhou para que as obras fossem retomadas e finalizadas dentro do prazo previsto, mesmo diante das dificuldades financeiras e das fortes chuvas.

“Foi um esforço muito grande, mas com o apoio que recebemos da comunidade e dos nossos parceiros conseguimos vencer esse desafio”, desabafou a prefeita Raquel, que agradeceu o empenho do deputado. “O Priante foi um parceiro fundamental nessa luta ao conseguir os recursos. Por isso, sempre será lembrado pelo povo de Placas”.

O MERCADO

O Mercado Municipal ocupa uma área de 865 metros quadrados na Travessa Otaviano de Macedo, zona central de Placas. Bonito, moderno e confortável, o mercado é composto por 22 gôndolas destinadas exclusivamente à venda de produtos hortigranjeiros e seis boxes para comercialização de carnes. Conta ainda com sala de administração, lanchonete e banheiros, além de estacionamento.

Mais do que uma estrutura física, o mercado tem a função de contribuir para estimular o desenvolvimento de Placas, que vem crescendo graças a força da produção agropecuária do município. “Vai ajudar muito não só os feirantes, mas também os produtores rurais de Placas e da região”, confia o agricultor Laurindo Soares. “Vai ser bom pra todos”, completa o feirante Raimundo Araújo.

Mercado municipal de placas visão do estacionamento

 

O EXEMPLO DE CASTANHAL

O efeito positivo desse tipo de obra sobre a economia do município já pode ser visto em Castanhal, na Região Metropolitana de Belém. Desde 2018 vem funcionando o Shopping Popular de Castanhal, obra também viabilizada com recursos conseguidos por Priante.

A obra revitalizou o centro da cidade, tornou-se um novo espaço comercial, contribuiu para gerar novos empregos e estimular a produção rural do município e da região. Até os imóveis do centro da cidade foram valorizados.

“Obras como o Shopping Popular de Castanhal e o Mercado Municipal de Placas funcionam como uma injeção de ânimo na economia dos municípios, pois movimentam toda a cadeia produtiva que gira em torno desse tipo de empreendimento”, destacou Priante.

A FESTA EM PLACAS

A inauguração do Mercado Municipal será comemorada com uma grande festa popular, que começará às 17 horas com apresentação do cantor Régis e banda. Em seguida, acontece o show do artista Ricardão com a banda de forró “Eu Acho É Bom”, além de sorteio de prêmios. A promoção é da Prefeitura de Placas.

prefeita 2 300x200 - Placas ganha Mercado Municipal após 12 anos de espera
Prefeita de Placas (PA), Raquel Brandão

prefeita 1 300x200 - Placas ganha Mercado Municipal após 12 anos de espera

 

Quer saber mais sobre o Mercado Municipal de Placas? Cadastre-se no formulário abaixo e fique informado.

 

Cadastre-se  aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu