Paulo André, Fafá de Belém e Ruy Barata: projeto apoiado por Priante resgata a obra do poeta
Paulo André, Fafá de Belém e Ruy Barata: projeto apoiado por Priante resgata a obra do poeta

Os poemas do poeta e compositor Ruy Barata vão ganhar as ruas do centro de Belém na manhã do próximo sábado (30). É a caminha literária “Ruy na Rua”, que integra a programação do projeto cultural “Ruy Barata – 100 Anos”, em comemoração ao centenário de nascimento do poeta paraense, que acontece em 2020.

A caminhada começa às 8h30 na Praça Pedro Teixeira, ao lado do portão de acesso à Estação das Docas. “Vamos fazer uma manhã poética com toda a irreverência do Ruy”, antecipou o professor Paulo Nunes, que ao lado da professora Vânia Torres coordena a caminhada literária, organizada em parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPa) e a Universidade da Amazônia (Unama).

PRIANTE APOIA PROJETO

O projeto “Ruy Barata – 100 Anos” conta com o apoio do deputado federal José Priante (MDB-PA), que destinou para o empreendimento R$ 460 mil por meio de emenda parlamentar. “O Ruy é o nosso poeta maior”, definiu Priante. “A obra do Ruy merece ser resgatada, preservada e divulgada tanto dentro quanto fora do Pará. Por isso estamos apoiando esse projeto”.

Priante disse ainda que o projeto é importante para promover e incentivar a produção artística paraense. “Nós estamos homenageando um artista paraense do passado cuja obra continua viva até hoje”, ressaltou. “Assim, a obra de Ruy Barata, ao ser resgatada e divulgada, serve para estimular o surgimento de novos compositores e intérpretes paraenses”.

SONG BOOK

Uma das novidades do projeto é a produção de um song book contendo entre 30 a 50 músicas de Ruy Barata em parceria com o filho Paulo André Barata e outros compositores. Pela primeira vez na história da música brasileira, um compositor paraense será homenageado com um song book de suas músicas.

Segundo Tito Barata, coordenador geral do projeto, cantores do naipe de Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Dona Onete e Gabi Amaranto devem participar do song book, além de intérpretes que popularizaram as músicas de Ruy, como a cantora paraense Fafá de Belém. O lançamento da obra está previsto para julho de 2020.

MUSICAL E DOCUMENTÁRIO

O projeto prevê ainda a produção de um musical e de um documentário sobre a vida e a obra de Ruy Barata, mostrando as diversas atividades profissionais que exerceu (foi advogado, cartorário, jornalista, político e professor) e as fases de sua carreira como poeta, escritor e compositor.

Tito Barata revelou que esses e outros projetos estão em pleno processo de produção, numa parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPa). Nesse trabalho, conforme o coordenador, estão sendo priorizados profissionais paraenses, preferencialmente residentes no Pará ou que vivem em outros estados.

Além do aspecto cultural, o projeto Ruy Barata é importante pelo aspecto econômico, uma vez que, mesmo não tendo fins lucrativos, gera emprego e renda para diversas pessoas”, destacou Priante.

Cadastre-se  aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu