arrastao - Arrastão do Pavulagem 2019

 

O tradicional cortejo do Arrastão da Pavulagem ainda é mês que vem, mas as atividades promovidas pelo Instituto Arraial já começam em maio.

As oficinas de percussão, danças regionais e de artes circenses, que começam neste sábado (11) já estão com as inscrições encerradas, mas ainda dá tempo de se programar para os ensaios que começam no dia 29 de maio e vão até o dia 11 de junho. Os arrastões serão nos dias 16, 23, 30/06 e 07/07.
A simbologia do Arrastão do Boi Pavulagem envolve a chegada do boi azulado pela baía do Guajará, inclui os mastros de São João fincados na Praça dos Estivadores e passa pelos adereços do cortejo: estandartes de santos da quadra junina, cavalinhos, vaqueiros, pernas-de-pau, bandeiras e chapéus de fitas que enfeitam os dançarinos e tocadores do cortejo.

Arraial do Pavulagem- Conheça a história

O Arraial do Pavulagem é umgrupo de música regional paraense, formado em 1987. Como forma de brincadeira os músicos da formação inicial tocavam gratuitamente em um palco improvisado em frente ao Teatro Waldemar Henrique, na Praça da República, em Belém. Eles divulgavam a banda e valorizavam a música de raízes amazônicas.

A brincadeira foi crescendo e o músico Ronaldo Silva, integrante da banda, quis aprofundar o trabalho, e pesquisou elementos da cultura de raiz para divulgar à grande população da capital Belém, como: sons, ritmos, confecção de instrumentos próprios, como, por exemplo, o curimbó.

Após 17 anos de vivência o grupo musical resolveu fortalecer as ações públicas criando o Instituto Arraial do Pavulagem em 2003.

Instituto Arraial do Pavulagem

arrastão 2 - Arrastão do Pavulagem 2019O Instituto dedica-se à pesquisa, à produção e à valorização da cultura popular de raiz feita na Amazônia. Ao longo de sua existência, o Instituto tem desenvolvido ações de educação cultural, que contribuem para transmitir e fortalecer o saber oral tradicional, com uma leitura contemporânea através de linguagens como a dança, a música e a visualidade cênica.

Em quase uma década de atividades, o Instituto coloca na rua seus principais projetos: os cortejos de cultura popular “Arrastão do Pavulagem”, “Arrastão do Círio”, “Cordão do Galo” e “Cordão do Peixe-Boi”. Os cortejos somam-se a oficinas, palestras, seminários, pesquisas, projetos de extensão, rodas cantadas, ensaios, mostras e shows, que valorizam e propagam as manifestações artísticas da Amazônia.

Patrimônio Cultural
O Arraial da Pavulagem foi consagrado em 27 de junho de 2017 como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do município de Belém por unanimidade na Câmara Municipal da cidade. Em valorização dos 30 anos de trabalho de difusão e o fortalecimento da cultura brasileira praticada em nossa região

Serviço: Arrastão da Pavulagem 2019
Oficinas: 11 a 25 de maio
Ensaios: 29 de maio a 11 de junho
Ensaio Geral: 12 de junho
Arrastões: 16, 23, 30/06 e 07/07
Informações: https://pavulagem.org/

Cadastre-se  aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu